Publicado por: Veroni | 16/08/2005

O povo de rosa na lapela

John Blanchard levantou-se do banco, alisou seu uniforme do Exército e observou a multidão que andava pela Grande Estação Central. Ele procurava por uma moça que seu coração bem conhecia, mas cuja face ele nunca havia visto, uma moça com uma rosa.

Seu interesse por ela começara há pouco mais de um ano numa biblioteca da Flórida. Ao pegar um livro da prateleira ele se viu intrigado, não com o conteúdo do livro, mas com as anotações feitas nas suas margens. A caligrafia delicada parecia-lhe pertencer a uma alma sensível e a uma mente singular. Na 1ª página do livro ele descobriu o precioso nome da proprietária: Srta. Hollis Maynell. Com um pouco de tempo e esforço ele conseguiu localizar seu endereço. Ela morava em New York. Decidiu escrever-lhe uma carta se apresentando e sugerindo-lhe que se correspondessem.

No dia seguinte ele estava em um navio a serviço da IIª Guerra Mundial. Durante todo aquele ano eles se "conheceram" através de correspondência. Cada carta era uma semente caindo em um coração fértil. Um romance nascia entre eles.

John Blanchard pediu a Hollis uma fotografia, mas ela recusou. Alegara que se realmente ele se importasse com ela, sua aparência não teria importância.

Quando finalmente chegou o dia do seu retorno da Europa, eles marcaram seu primeiro encontro, às 7 hs da noite, na Grande Estação Central em New York. "- Você me reconhecerá por uma rosa vermelha em minha lapela" – escreveu ela.

Então ali estava ele às 7 hs na estação procurando pela garota que seu coração amava, mas cuja face nunca havia visto.

Vou deixar que o próprio John Blanchard conte o que aconteceu:

"Vi uma jovem andando em minha direção, com corpo esbelto e elegante. Seus cabelos loiros caíam sobre os ombros em cachos dourados, seus olhos azuis eram como miosótis. Seus lábios e seu queixo eram firmes e em seu tailler verde pálido parecia anunciar a primavera. Comecei a andar em sua direção, sem me dar conta de que ela não usava uma rosa vermelha na lapela. Assim que me movi, ela esboçou um sorriso e murmurou: "Vindo em minha direção, marinheiro?" Quase incontrolavelmente dei um passo para ela e foi aí que avistei Hollis Maynell. Ela estava em pé bem atrás da garota. Era uma mulher com mais de 40 anos, com os cabelos grisalhos presos sob um curioso chapéu. Era meio gordinha e seus pé rechonchudos calçavam sapatos baixos. A menina de tailler verde passou por nós e foi embora. Me senti dividido, meu desejo de seguir a moça era tão forte quanto a curiosidade de ficar ao lado daquela senhora cujo espírito tinha realmente me acompanhado e se unido ao meu. Ela ficou parada ali. Seu rosto gordinho e pálido era gentil e sensível. Seus olhos cinzas tinham um brilho de bondade.

Não hesitei. Meus dedos apertaram o pequeno livro de capa azul de couro que certamente me identificaria. Aquilo que eu sentia decididamente não era amor, mas certamente era um sentimento muito precioso, talvez melhor do que o amor: uma amizade pela qual eu seria eternamente grato. Levantei os ombros e saudei-a entregando o livro à senhora e à medida que eu falava me sentia chocado pela amargura do meu desapontamento:

"Sou John Blanchard, e a Sra. deve ser a Srta. Hollis Maynell. Estou muito feliz por encontrá-la, posso convidá-la para jantar?"

O rosto da senhora se abriu num tolerante sorriso: "- Eu não estou entendendo bem, mas aquela senhorita de tailler verde que passou por nós, colocou esta rosa na minha lapela e me disse que se você me convidasse para jantar, eu deveria lhe dizer que ela o está esperando naquele restaurante do outro lado da rua. Ela disse que era um teste!…?"

Não é difícil entender e admirar a sabedoria da Srta. Hollis. A verdadeira natureza de um coração é vista em suas reações ao não atrativo. "Diz-me quem tu amas e eu te direi quem és" escreveu Houssaye.

Hollis Maynell no entanto, não foi a 1ª pessoa que testou um coração pela preocupação de alguém com o indesejável.

No último sermão registrado por Mateus, Jesus fez exatamente o mesmo. Não através de uma parábola, mas de uma descrição. Ele não contou uma história: Ele descreveu uma cena – a última cena, o julgamento final. Em seu discurso final Ele pôs em palavras as muitas mensagens que Ele tinha posto em ação – "Amor aos pequeninos".

Podemos ver no último capítulo a significação do julgamento final: vemos Sua CERTEZA que não deixa dúvidas sobre a volta de Jesus. Vemos sua totalidade – todos estarão presentes. Vemos sua finalidade – Naquele dia Jesus separará as ovelhas dos bodes, o bom do mau.

Em que bases esta seleção será feita?

A resposta pode surpreender você: "Estava com fome e…" (Mt. 25: 35-36).

Qual é a marca dos salvos? Sua escolaridade? Sua disposição de ir a terras longínqüas?  Sua habilidade de pregar em público? Seus muitos escritos? Seus grandes milagres? NÃO! O sinal dos salvos é seu amor pelos pequenos e humildes. Aqueles que forem postos à direita de Deus serão os que deram alimento a quem tinha fome…

Você notou quão simples são essas tarefas? Jesus não disse: Eu estava doente e você me curou, estava na prisão e você me libertou, eu estava só e você construiu um asilo para mim. Ele não disse: Eu estava sedento e você me deu um conselho espiritual. Não há fanfarras nem hip hurras, não há cobertura da mídia. Somente pessoas boas. Assim, quando fazemos coisas boas para os outros, estamos fazendo coisas boas para Deus. Quando Francisco de Assis, decidiu procurar a Deus na simplicidade, ele se despiu e saiu para fora da cidade. Logo ele encontrou um leproso à margem da estrada. Passou por ele, parou, voltou e abraçou o homem doente. Depois, continuou sua jornada. Após alguns passos, parou de novo e olhou para trás procurando o leproso, mas não viu mais ninguém."

Pelo resto de sua vida ele acreditou que aquele leproso era Jesus. E ele devia estar certo.

Jesus vive no esquecimento. Ele tem feito morada nos lugares ignorados. Fez uma mansão entre os doentes. E se você quiser ver Deus precisa andar entre os oprimidos e alquebrados e lá você O verá. Ele recompensa aqueles que realmente O desejam encontrar. Hb. 11:6 é uma promessa. "Qualquer coisa que fizerdes a um desses meus pequeninos a mim o fareis", é o plano. Talvez você já tenha lido sobre um homem de Philadelphia que foi a uma feira de objetos usados e achou um quadro que ele gostou e custava só 2 dólares e tinha a gravura empoeirada de uma velha igrejinha do interior. Mas como gostou da moldura resolveu levá-lo. Quando chegou em casa ele tirou a moldura e de dentro caiu uma folha de papel dobrada. Era uma das 100 cópia originais da Declaração da Independência dos EUA impressas em 04/07/1776. Valiosas surpresas são encontradas entre coisas rejeitadas. Isso vale para feiras de objetos usados e para a vida real. Invista em pessoas que o mundo despreza, tais como desamparados, aidéticos, órfãos, divorciados – e você vai descobrir a fonte de sua independência.

A mensagem de Jesus ecoa "Do modo como o tratais a mim me tratais."

De todos os ensinamentos da última semana de Jesus, este é o mais penetrante. Eu desejaria que Ele não tivesse dito isso. Eu gostaria que Ele tivesse dito que o sinal dos salvos são os livros que Ele escreveu porque eu já escrevi vários, eu gostaria que Ele tivesse dito que o sinal dos salvos são os sermões que Ele tinha pregado, porque eu já preguei centenas; eu gostaria que Ele tivesse dito que o sinal dos salvos é a audiência que Ele tinha alcançado, porque eu já falei para milhares. Mas não foi isso que Ele disse. Sua palavra me diz que a pessoa que vê Cristo é aquela que vê o ferido. Ver Jesus é ir a um hospital público e perguntar à enfermeira se você poderia visitar alguém que nunca recebe visitas. Ver Jesus é sair de seu escritório e sentar-se ao lado do homem no banco da praça que acabou de se divorciar e perdeu a guarda de seus filhos. Ver Jesus é ir à cidade e dar um sanduíche – não um sermão, um sanduíche a quem tem fome – a mulher que fez de seu lar a sombra de um viaduto. Ver Jesus é ver o desprezado e o esquecido.

Pode chamar isto de um teste. Um teste para medir a profundidade de nosso caráter.

O mesmo tipo de teste que Hollis Maynell usou com John Blanchard. Os rejeitados do mundo usam rosas na lapela. Às vezes nós, como John Blanchard temos que corrigir nossas expectativas e reexaminar nossos motivos.

Se ele, John Blanchard, tivesse dado as costas ao não atrativo, teria perdido o grande amor da sua vida. Se nós virarmos as costas perderemos muito mais.


Respostas

  1. Olá querido, amei seu espaço. Esta mensagem então, muito edificante.Quero agradecê-lo por interceder em meu favor, e de minha mãe. Graças à misericórdia do Senhor, ela está melhor.Que Deus continue te abençoando, pois abençoado vc já é. Saiba que vc me faz muito bem. Um abraço carinhoso e um beijinho.Sandra

  2. olá….saudades de vc ,tanto tempo faz que não tcs.vc e´um amor de pessoa obrigada por lembrar de mim.quero que vc seja sempre abençoado pelo nosso DEUS.Saiba que nossas vidas e´constituidas de coisas boas e ruins ,mas como temos o senhor em nossas vidas,temos sabedoria para nos livrarmos das coisas ruins .então fica sabendo que vc foi e e´uma das coisas boas que aconteceu em minha vida. UM BEIJÃOO COM MUITO CARINHO. MARGARETE E BRUNA.

  3. Oi!!!!Graça e Paz querido!!!Que linda mensagem….mas creio que fica mais linda quando nós praticamos essas verdades.E dentro de um mundo tão corrido pararmos para dedicar parte do nosso tempo à aqueles que não conhecem a Deus já é um grande começo,e não julgarmos pela aparêncai,ou conta bancaria,ou outro statos qualquer….é consequência de uma VIDA COM DEUS.beijinhossssssGrace

  4. Internetico… eheheh..Muito bom Veroni… Saudades de voce.Precisamos falar mais.Nivaldo

  5. Erm… Can u understand ENGLISH?!

  6. bloguissimo mano… continua k eu vou lendo. hasta, paz e amor

  7. Oi! Amei essa mensagem, edificante, inspirada e movida pelo espirito, que o senhor continuei te dando sabedoria p/ que vc esteje sempre na presença do nosso DEus, trazendo a todos a palavra de Deus com ilustrações tremendas, fique na paz que o senhor continue te abençoando

  8. OI, amei a mensagem! Quantas vezes nos deparamos com situações parecidas e nos sentimos mal, ultrajados, porque simplismente não nos vêem como realmente somos, e sim com a bagagem que temos. Principalmente na net, que antes de conversarem conosco, querem um esboço total nosso, desde data de nascimento, passando por estatura, peso, que tipo de trabalho e, até, muita das vezes, a marca da nossa roupa. É uma pena, pois nos dizemos cristãos!!! Selecionamos o social, e esquecemos o sentimental, o humano. Que esta mensagem possa ser lida e vivida, se não por todos, mais por muitos de nós. Que seja abençoado vc, meu irmão, e todos que estiverem passando por aqui, que a graça de nossso Senhor Jesus Cristo seja sobre nossas vidas, beijos, Rose

  9. Olá irmão! Parabéns pelo seu site! Amei o artigo que vc publicou " rosa em minha lapela" Eu já conhecia , mas é lindo, sempre é uma descoberta diferente, cada vez que volto a ler.É verdade como muitas das vezes nos deixamos passar despercebido. O interior é sempre o mais importante! As vezes o menos atrativo é aquilo que mais nos convém.Fiquei refletindo e analisando. Jesus esta por toda parte e muitas das vezes em decisões de nossa vida não colocamos ele como prioridade. Sabemos que é confiável, que suas forte mãos esta sob nós. Mas, decisões são tomadas e deixamos muitas das vezes o melhor que Ele tem para nos dar, de lado. Invalidamos os sinais de Deus, Ele nos mostra a todo instante, nos mais simples detalhes, até naquilo que parece menos atrativo existe a mão de Deus…Essa semana estava pensando: "A soberba", a falta de humildade, que nos separa de Deus. Não nos deixa ver os sinais.Só a palavra é capaz demostrar as nossas deformidades de nosso caráter, gera em nós a sede de Deus. Esmiuça toda a soberba.("Miserável homem que sou ,quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:24)Obrigada por esse presente que vc me deu..para mim vc é sempre um presente. Pena que nosso tempo de falarmos por aqui é pouco.Fica na paz! Vou orar por vc! Beijos! Wal Brasil/RJ(SARA)

  10. Olá querido. Há quanto tempo?Passei por aqui pra dizer oi!!!Fica na benção meu irmão e amado amigo.BeijinhoAmo vc em Cristo.Sandra

  11. Oi!!! Que linda mensagem!!!!Ronnie.leva-nos a refletir sobre que tipo de valores temos e buscamos em outros. Só um perito sabe avaliar o valor de uma jóia……… Mas creio que JESUS também é cura para todo tipo de rejeitado em nossa sociedade,aceitando primeiramente o amor dele e tomando uma postura de filho,de nação santa ,assumindo o sacerdocio real,sentindo-se povo de propriedade adiquirida do Senhor,certamente a postura será outra,sai da posição de vítima e assuma uma posição de vencedor,assim aconteceu com a mulher adultera,assim aconteceu com a mulher que sofria de fluxo de sangue,com o endemoninhado de gadara,e com todos que se encontraram com ele.Nós temos a responsabilidade de leva-lo até elas,não só com um mero discurso como já mencionou mas suprindo

  12. ….continuação da mensagem anterior como mencionou,mas suprindo necessidades reais.Que Deus continue a te abençoar,pelo principio da semeadora"tudo que plantarmos vamos colher",tenho visto vc plantar na\’área de relacionamentos,e vejo o quanto Deus tem te prosperado.beijinhossssssGrace

  13. Oi, Ronnie.PAZZZ!!!!!!Vc como sempre um isntrumento da bênção de Deus na vida daqueles que te conhecem, amei essa mensagem, ao terminar de lê-la, como os olhos cheios de água, me coloquei a pensar em várias situações muito parecidas como esta que acontecem em nosso dia-a-dia, somos testados a todo momento, e mensagens como esta servem para nos orientar a atitude correta. Obrigado.Bjs amado irmão. Saudades de tc c/vc.Que Deus continue te abençoando e fazendo de vc um canal abençoador.

  14. Hello, Thanks for leaving a comment on my MSN space! Cya Mate! …

  15. Feel free at any-time to leave a comment on my MSN space again!

  16. Hey just me again i love your space it\’s cool, this is what my MSN Space was like once untill i updatted it loads.Bye for now take care!

  17. Hey, just me again lolkeep up the hard-work on here! 😀

  18. Also i was just wondering if your FRENCH?! Beacuse, if you are French, Bonjour! 🙂

  19. Hey, thereThanks for leaving another comment on my MSN Space!C ya for now.

  20. Oi, miguinho…Vc é uma benção mesmo, como já disseram em seus comentários.Esse texto é muito tocante e revira coisas q as vezes queremos deixar de lado, Mexe mesmo com o nosso ego e nos faz parar para pensar: "O eu tenho feito?"Gostei muito e já passei ele para mais umas quinhentas pessoas literalmente, tudo bem?Eu copiei!!! (Q feio! rsrs)Acho q podia, né?BjusFica com DEUS.

  21. oi maninhu, c tah sumido heim, gostaria de saber noticias suas, se ainda está no Brasil, e as novidades.bjks

  22. *´¨)¸.·´¸.·*´¨)*´¨)¸.·´¸.·*´¨) **´¨)¸.·*¨)(¸.·вℓσg нσρριиg нєяє!*´¨)*´¨)*´¨)נυѕт α*´¨)¸.·*¨)*´¨)fяιєи∂ℓу нєℓℓσ!¸.·*¨)*~*~*ℓσνιиg тнє ѕρα¢є*~*~*¸¸.·´¸.·*)*¸.·´¨)ριℓℓισи ραℓ*´¨)¸.·*¨)(¸.·´¸.·´¨) ¸.·*¨)*´¨)**¸.·´¸.·*´¨)*´¨)*´¨)

  23. Thank you for visiting my space.  I wish i wasn\’t so ignorant and could read your language.  I think your visiting London…….hope you have a lovely time here in the UK.
    God Bless, love Rachel xxxx

  24. Olà Ronnie,
    Vejo que você està sempre em uma posição optima para o seu desenvolvimento espiritual.
    Uma pergunta: Porque ésta relação de Jesus ao desminuido? Sera que os ricos en dinheiro e em saude não têm Jesus com eles???? pense bem!
    Um abraço meu querido irmão e fique sempre com o Senhor nosso Amo.
    Carlos

  25. Oi meu querido amigo. Há quanto tempo? Como vc stá? Passei só pra dizer oi. Ah stou noiva, prestes a casar. E vc, já ksou? Bjo nesse coração lindo. Graça e Paz!!!


Deixe um comentário

Categorias